Tratamento de Varizes


O tratamento de varizes é voltado para tratar as veias dilatadas e tortuosas, principalmente nas pernas. As varizes podem causar dor, sensação de peso, inchaço e problemas estéticos significativos. Com o avanço da medicina vascular, atualmente existem diversas opções de tratamento disponíveis para cada caso específico. Por isso a importância de um tratamento personalizado para cada paciente.

Tratamento de Varizes

Sobre o Procedimento

Principais tratamentos de varizes:

1. Escleroterapia

Escleroterapia

A escleroterapia consiste na injeção de medicamento na veia a ser tratada, realizado em consultório e com ótimos resultados quando bem indicado.

Após o tratamento a veia desaparece ao longo de algumas semanas.

A quantidade de sessões varia conforme a extensão e resposta individual de cada paciente, muitas vezes utilizamos técnicas combinadas como o laser transdérmico para um melhor resultado.

Após a sessão é preciso tomar alguns cuidados como evitar a exposição solar, manter hábitos saudáveis e seguir a prescrição médica.

É muito importante reforçar que somente um médico cirurgião vascular é capacitado para realizar esse procedimento.

2. Laser Transdérmico

Laser Transdérmico

O laser reduz os vasos ao aumentar a temperatura através da emissão de luz, provocando a oclusão fazendo com que as varizes fechem e percam sua função.

Dependendo da extensão da área ou anatomia do paciente, o laser pode ser associado a escleroterapia convencional (injeção de medicamento) para um melhor resultado.

O número de sessões depende da área a ser tratada e da resposta individual de cada paciente ao tratamento.

O laser transdérmico é uma ótima alternativa de tratamento para os tão indesejados vasinho e varizes.

3. Laser Endovenoso ou Radiofrequência

Laser Endovenoso ou Radiofrequência

Indicada para veias de maior calibre como a veia safena. O procedimentos que envolve o uso de calor para fechar as veias. Na técnica a laser endovenoso é introduzido um catéter de fibra ótica de laser na veia doente provocando sua oclusão.

Utiliza-se um ultrassom Doppler intraoperatório, com ele pode-se visualizar e controlar o raio disparado. Veja os benefícios do laser endovenoso:

  • Não necessita internação hospitalar;
  • Sem cortes;
  • Retorno rápido as atividades;
  • Menos dor;
  • Menos complicações;
  • Menos hematomas.

4. Flebectomia

Remoção cirúrgica de varizes através de pequenas incisões na pele. É frequentemente usada para veias maiores e mais visíveis.

Objetivo

O objetivo do tratamento de varizes é reduzir ou eliminar os sintomas como dor, cansaço e sensação de peso nas pernas, além de tratar ou prevenir complicações como a trombose venosa e úlceras varicosas. Esteticamente, o tratamento visa melhorar a aparência das pernas, aumentando a confiança e qualidade de vida do paciente.


Indicação

O tratamento é indicado para pacientes que apresentam sintomas relacionados às varizes, como dor, inchaço e fadiga das pernas, bem como para aqueles que têm preocupações estéticas . A escolha do método de tratamento dependerá da extensão das varizes, da presença de sintomas e da condição de saúde geral do paciente.

Recuperação

A recuperação varia de acordo com o método de tratamento:

  • Escleroterapia e Ablação: Permite um retorno rápido às atividades normais, muitas vezes no mesmo dia ou no dia seguinte. Podem ocorrer pequenos hematomas ou irritação da pele, facilmente contornados com medidas protetivas.
  • Laser Endovenoso e Termoablação:
  • Flebectomia: Podem exigir um período de recuperação mais longo, com uso de meias de compressão para otimizar a cicatrização e reduzir o inchaço.

Em todos os casos, recomenda-se acompanhamento médico para monitorar qualquer complicação que possa ocorrer no pós-procedimento.